Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Ichthyothere elliptica H.Rob. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 20-03-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre nos Estados de Minas Gerais, Goiás e, possivelmente, no Distrito Federal. Tem distribuição restrita (AOO=32 km²), em menos de cincolocais em situação de ameaça. Habita o Cerrado, em áreas de Campos Rupestres. Emboraencontrada em unidade de conservação, a espécie sofre ameaça com o declínio e a deterioração de seu habitat pelas queimadas e pela introdução de espéciesexóticas para a implantação de agricultura extensiva e pecuária, além damineração e do turismo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Ichthyothere elliptica H.Rob.;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre em Goiás (Nakajima; Mondin, 2014) e possivelmente no Distrito Federal e Minas Gerais (CNCFlora, 2011), porém os registros nesses últimos estados devem ser validados pelos especiaslistas botânicos a fim de se esclarecer a real distribuição desta espécie. Classificada como espécie rara (Nakajima et al., 2009).

Ecologia

Erva de vegetação campestre em ambiente rupícola, perene, fértil de novembro a março e polinizada por insetos (Borges, com. pessoal).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes Associado a esta ameaça, também foi apontado o declínio das condições ambientais ótimas (Biodiversitas, 2005).

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes No município de Cristalina, GO, as atividades agriculturais dominam o cenário; as característicasmorfopedológicas e hídricas são favoráveis à pratica de irrigação, o que foiverificado pelo aumento do número de pivôs de irrigação de 2.709% (11 para 298)entre 1989 e 2005. Nesse período, o cerrado sofreu uma redução de 45% e as áreasde drenagem tiveram um aumento de ca. 5.000ha, paralelamente à redução de 20.000haem matas ciliares, o que se associa diretamente a essa prática. A maiorconcentração de pivôs encontra-se nas nascentes e cursos superiores da rede dedrenagem, cuja capacidade de vazão já começa a ser insuficiente para a demanda.Essa transformação do uso do solo em curto tempo pode significar alteraçãohidrológica considerável na área (Barbalho et al., 2007).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Citada no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção na categoria "Criticamente em perigo" (CR) (Biodiversitas, 2005).

3.3 Biology and Ecology
Situação: needed
Observações: Pesquisas sobre biologia e ecologia da espécie são necessárias (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre na RPPN Linda Serra dos Topázios, Cristalina - GO (CNCFlora, 2011).

Referências

- BARBALHO, M.G.S.; BARBALHO, F.G.; ARAÚJO, M.A.; FERREIRA, R.A.F. Análise temporal do uso da terra no município de Cristalina-GO a partir da utilização de imagens Landsat-5TM. , 2007.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- NAKAJIMA, J.; MONDIN, C.A. Ichthyothere in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro., 2014.

- NAKAJIMA, J.; MONDIN, C.A. Ichthyothere in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Acesso em: 01 Dez. 2014.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- NAKAJIMA, J.N.; TELES, A.M.; RITTER, M. ET AL. Asteraceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G. ET AL. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional, 2009.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Ichthyothere elliptica in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Ichthyothere elliptica>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 20/03/2012 - 14:16:54